quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VÁRIAS FORMAS DE SE FALAR


                                   

            Existem inúmeros preconceitos relativamente que se atribui aos diferentes modos de falar principalmente nas variedades lingüísticas de menor prestígio sendo identificadas como inferiores ou até mesmo erradas. Precisamos nos livrar metodoticamente falando nos livrarmos de alguns mitos como o ex.: que há uma maneira ‘certa’ de se falar. E é exatamente a partir deste ponto de que só existe uma língua a ser falado, um modo certo a ser dito, que começam há ocorrer o medo de elaboração de redações, principalmente as de vestibulares, e demais concursos onde a redação tenha um valor significativo tanto quanto a prova em ‘si’. Este preconceito, chegando ao acaso do descaso, há uma discriminação sobre as variadas formas de falar e de escrever sendo que cada região significada mente tem o seu próprio modo de falar, suas abreviações, e de certo estas diferenças foram enraizadas pelas gerações anteriores, e que as atuais continuam a repassa-ás para os demais. Então finalizando ao expor minha crítica e defender que não há na variedade lingüística um modo de falar, mas vários modos de se comunicar.
            Mas, entretanto o que prevalece, todavia na grade curricular de ensino/aprendizagem e na publicação de livros, revistas e jornais é a linguagem materna, ou seja, a norma-padrão. Os preconceitos embora vivam em um país democrático, e embora os grandes educadores digam que não há problemas nessas variedades formas de se comunicar, de se falar é exposto quando aplicado somente a permissão da publicação de artigos que estejam de acordo com a norma-padrão. Eles procuram exaurir todas as demais variedades, defendendo e proibindo ao mesmo tempo. Resumindo tudo não passa de pressupostos e calamidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa este texto me ajudou a fazer um trabalho eu nem sabia por onde começar ai tava pesquisando no googgle e encontrei esse aqui e ai fiz o meu. Ficou muito bom. Obrigada beijokas

Lais