sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Métodos






 Então dado o primeiro passo, inevitavelmente descobre-se que foi pela afetividade, pelo concreto. Não há na realidade caminho mais seguro senão esses. A criança ela vive a mercê de nossas mudanças de métodos para ensinar e aplicar ás avaliações, mas o que será que elas acham disso? Já perguntou há alguma criança como ela gostaria que fosse ensinado o conteúdo, você já pensou na hipótese de perguntar o que a criança aprendeu ao invés rompe-la no sentido que ela tem que saber ás vírgulas, e os pontos em que você explicou, porque elas se sentem talvez incompreendidas ou achem que o conteúdo é difícil? Já pensou em dar meia hora de sua aula para que ela possa estudar aquela matéria que ela mais gosta, despertando assim o desejo de estudar independentemente se é a tua matéria ou não, afinal o importante é fazer com que elas se sintam a vontade e queiram por si próprias aprender e buscar aprendizagem, e se acaso for a sua matéria, já pensou em ajudá-la em ficar a todo dispor, e pô-la para argumentar em sala de aula? Não?!
Disponha o que você pode ajudar, a criança ela precisa de você, precisa se sentir diferenciada, precisa compreender que você tem métodos diferentes, aliás mostre a ela que você tem métodos diferentes para ensinar, pois talvez você não perceba, mas ela pode estar passando por uma dificuldade onde  uma troca de exemplos já faça toda diferença, ajudando-á a compreender.

 O Educador tem vários meios de fazer com que a sala de aula, seja mais do que uma sala de aula. Afinal, não é a própria educação que fala tanto sobre as utopias? Não é essa mesma educação que fala das inovações a serem feitas, as ideias a serem expostas? Temos métodos, ar cevos bons, mas e então o que falta? Força de vontade? Profissionais capacitados, ou profissionais que queiram fazer a diferença em sala de aula para com os alunos, e não para com os professores da sala ao lado? Sim porque em meio ás buscas de querer melhorar a educação, há outra parte em busca de querer através disso subir no poder dentro da educação e são essas pessoas que interferem  ensino/aprendizagem se realizar de forma como sonhamos que ela se realize.
 Façamos então o seguinte: Refletir sobre os métodos, refletir sobre o elo entre docente e indocente e refletir sobre ás inovações das quais cada educador traz consigo e aplicarmos á nossa sala de aula, que não é apenas quatro paredes, mas... Um mundo onde nós teremos que instruir, e que cabe a nó o poder de moldá-los e aperfeiçoá-los.










Dedico á: Superintendência Regional Da Educação de Barra de São Francisco - ES.
Em Especial para: Shirleyd Baeta, Lala, Mônica, Danuzia, Neuza, Neury....

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Lílian Matos gosto de tudo que escreve. Parabéns

Izamara Belmiro- RJ
Professora de Artes

Anônimo disse...

Apaixone-se pelo que voc~e faz que os outros apaixonaram pelo que fez....
Feliz aquele que ensina com amor