terça-feira, 18 de outubro de 2011

Uma Educação, Transformada.


   Em uma de minhas recentes pesquisa elaboradas em escolas de meu município, procurei a responder uma mesclarão de perguntas que fiz a mim mesma como futura pedagoga e me "colocando" a basear essas perguntas também como já pedagoga. O fato é que a escola ela é basicamente o que ás pessoas que nelas estudam e compõe o corpo administrativo é. E garanto-lhes que eu fiquei lisonjeada pela questão de benefícios e diversificação que há em uma escola. Quando era aluna via toda esta coisa de forma diferente, via de um ponto de vista crítico do qual ficava arrasa por sempre os coordenadores ficarem do lado dos professores. Hoje mudando de rota, de linha de pensamento e de posicionamento intelectual, vejo a crueldade e percebo o quanto os benefícios em estar do lado do professor o poupam de contaminar-se com a rotina de: "eu lhe aplico o conteúdo, lhe explico, e por meios adequados te avalio a prova e este é o teu futuro. A prova dirá quem você é, e o que você é, quanto estudou, e o que você estudou". Alguns educadores esqueceram-se de como é ser crianças, esqueceram-se que já passaram por isso e o jugos destes mesmos educadores ao corpo idocente atualmente é de: Rebeldes, preguiçosos, vegetantes, parasitas. Eu como recente ex-aluna de ensino médio e atual concursando no curso de Pedagogia, afirmo: Isto é uma Realidade que interfere nas Utopias que eu tenho para o meu futuro. Mas esta mesma interferência é o que me faz querer seguir. Minhas ideologias é o que eu sou, e é o que me fará fazer a diferença em sala de aula, pois acredito não na escola/estrutura, mas na escola/família. O aluno não sai de casa só para buscar conhecimento, ele quer e exige também: INSTRUÇÃO. 
 O maior desafio no século XXI é buscar resgatar o amor ao próximo, o respeito, a força de vontade de querer ter um futuro próspero, manter o interesse do aluno em sala de aula, perante tanta tecnologia que o mercado oferece e as escolas ainda não apresentam técnicas para que o aluno aplique á prática a realidade.

Visivelmente os problemas (internos e externos) que interferem/prejudicam o processo de ensino aprendizagem é caracterizada pela falta de respeito, falta de limites. Pois tendo um limite a criança consegue atingir a expectativa em sala aula colaborando então com o professor. Percebo então que o sistema educacional ele prioriza o quantitativo mais do que o qualificativo; por certas vezes não dá suporte aos educadores e os direitos dos alunos que são mais priorizados do que seus deveres.
Quem faz a educação acontecer, faz o mundo girar. Estamos todos em uma caixa, uma caixa que para ser aberta é preciso que nós tenhamos a dignidade em abri-la. A dignidade está nas mãos daqueles que transformam o mundo, não são tecnologias robóticas, mas aquele que sabe como ensinar uma criança a ler. Utopias não são carros voadores, mas educadores realizados.

Nenhum comentário: